Meninas no Salto

“Retrado (Falado) da Beleza Real” é o impactante documentário da Dove.

Retrato (Falado) da Beleza Real @Dove

Retrato (Falado) da Beleza Real @Dove

Quanto optou por um posicionamento que valorizava a beleza real das mulheres, posso dizer que a Dove acertou na escolha. Em 2004, a marca lançou a “Campanha pela Real Beleza Dove“. Agora, 09 anos depois, a empresa prova mais uma vez que podemos, sim, fazer uma comunicação diferenciada, positiva e socialmente responsável, sem apelações.

Esse ano, a Dove avança mais uma vez no fortalecimento da sua marca com uma mensagem positiva para as mulheres do mundo inteiro. O documentário “Retrado (Falado) da Beleza Real”, criado pela a agência Ogilvy & Mather Brasil, mostra Gil Zamora, artista forense do FBI* (Federal Bureau of Investigation), fazendo autorretratos de pessoas comuns. O objetivo da marca foi documentar as reações das pessoas à imagem que têm de si mesmas.

Retrato (Falado) da Beleza Real @Dove

Retrato (Falado) da Beleza Real @Dove

Em um primeiro momento, Zamora desenha a pessoa de acordo com o que ela descreve, ou seja, como ela se vê. Em outro momento, um diferente participante descreve a pessoa desenhada anteriormente para que o artista faça um novo retrato falado. Em nenhum momento, durante as sessões, há um contato visual entre o artista forense e os participantes. No final, todos os participantes tinham acesso ao seu autorretrato e ao seu retrato descrito por outra pessoa. E o resultado não poderia ser mais surpreendente e bonito.

Segundo Adriana Castro, diretora de marketing da Dove, essa experiência reforça o compromisso da marca em promover a autoestima das mulheres. E na minha opinião, a visão da empresa em promover a autoestima é uma estratégia forte, positiva e coerente. Se considerarmos a atual cobrança da sociedade e mídia por padrões estéticos impossíveis, que acabam prejudicando tantas pessoas, a Dove está realizando um ótimo trabalho de responsabilidade social.

Outra ação da marca é o concurso cultural na fanpage Dove no Facebook para promover a sua linha de hidratantes corporais. Com o manifesto #EUVISTOPELE, a empresa lançou um concurso para valorizar a beleza real das mulheres do Brasil.

Para participar, basta enviar um foto e responder a pergunta: “Qual a parte da sua pele que você mais gosta de mostrar?”. As 05 melhores fotos irão ganhar um ensaio com o fotógrafo Gui Paganini, além de representar o movimento ao lado de Astrid Fontenelle, Julia Faria e Cinthya Rachel.

Publicado por: Dea Dorea.

Foto: divulgação/internet.

Vídeo: Youtube.

Fontes: Meio & Mensagem e Ponto Eletrônico.

*Departamento federal de investigação dos Estados Unidos

Anúncios
Este post foi publicado em abril 16, 2013 às 3:47 pm. Ele está arquivado em Beleza, Comportamento, Corpo, Cosméticos, Inovação, Marketing, Notícias, Pele, Publicidade / Campanhas / Promoção / Marketing Promocional / Product Placement / Merchandising, Redes Sociais / mídia social / marketing digital, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Tendências e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

4 opiniões sobre ““Retrado (Falado) da Beleza Real” é o impactante documentário da Dove.

  1. Pingback: A hora e a vez do consumidor. | Meninas no Salto

  2. Pingback: Qual o estilo do seu pai? Sugestões de presentes para esse homem especial. | Meninas no Salto

  3. Pingback: Au Naturel | Meninas no Salto

  4. Pingback: Revista TPM e a “capa mentirosa” sacodem o mundo da moda. | Meninas no Salto

Deixe sua opinião. Não serão aceitos comentários agressivos, com linguagem imprópria ou considerados abusivos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: