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Como sua empresa utiliza o e-mail marketing?

Essa semana recebi um e-mail marketing da Lanvin Paris com a chamada “Les Enfants Terribles”, que na tradução literal significa “Crianças Terríveis”. Dificilmente abro esse tipo de e-mail, mas a foto e a chamada, além de chamarem a minha atenção, me fizeram sorrir com a piada leve e me levaram a clicar no link e conferir a nova coleção infantil da marca.

Isso me fez também refletir sobre essa ferramenta que, na minha opinião, perdeu a credibilidade como ferramenta eficiente de divulgação. Será que o e-mail marketing virou o vilão da internet?

Analisando a minha própria caixa de mensagens, 99% dos e-mails marketing que eu recebo vai para a pasta de spam e, se não for anúncio de vagas interessantes ou promoção de companhia aérea com 90% de desconto, eu nem leio.

Muito utilizado pelas empresas, em alguns casos, o e-mail marketing deixa de ser uma mídia de apoio e é utilizado como mídia principal, o que é um erro, tornando-o um estorvo na caixa de e-mail dos clientes. Isso porque as empresas não se atentam as regras básicas de utilização dessa ferramenta como, por exemplo, manter o mailing atualizado, evitar o envio excessivo de e-mails, ser relevante e mensurar o retorno das ações.

Como em tudo na vida, o bom senso é primordial, e na utilização das ferramentas de comunicação não seria diferente. E a sua empresa? Como usa o e-mail marketing?

Publicado por: Dea Dorea.

Fotos: Lanvin.

 

 

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Este post foi publicado em novembro 12, 2012 às 12:08 am. Ele está arquivado em Comportamento, ecommerce, Marketing, Mercado, Moda, Negócios, Notícias, Publicidade / Campanhas / Promoção / Marketing Promocional / Product Placement / Merchandising, Tendências e marcado , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

7 opiniões sobre “Como sua empresa utiliza o e-mail marketing?

  1. Dear, vc ficou atraida pelo conteudo criativo da peça. Vc recebeu um banner. Nao se trata de emailmkt, e sim um disparo de email, ok? Emailmkt é muito mais que um disparo. Existe interaçao, convergencia em campanhas publicitárias, onde a ferramenta de disparo funciona como processo de divulgaçao da campanha. Por existir um link, nao significa ser emailmkt. joaquim campos

    • Caro Joaquim Campos,

      O banner eletrônico é utilzado em páginas com link para outros sites ou para divulgação de campanhas específicas, inclusive o nome é herdado da mídia impressa, o tradicional banner que é uma peça estática e que também é uma mídia alternativa de suporte em campanhas.
      Já o e-mail marketing é enviado para pessoas que se cadastraram em mailings específicos, e servem para divulgar campanhas, lançamentos, oferta de produtos e serviços, promoção de itens adicionais e de interesse específico, bem como em campanhas de fidelização, pesquisas de satisfação, cartões comemorativos e de aniversário.
      No caso desse e-mail marketing específico da Lanvin, há uma campanha veiculada na França. Como eu também trabalho como cool hunter, eu interajo com muitas empresas estrangeiras, o que me possibilita acompanhar outros mercados e suas campanhas. Por isso, eu recebo e-mail marketing da Lanvin.
      Um outro detalhe, nem sempre o e-mail marketing vem acompanhado de uma grande campanha, visto que pequenos negócios também utilizam essa ferramenta como mídia principal, principalmente por causa de verbas. Atualmente, as mídias podem ser principais ou alternativas dependendo do tamanha da empresa, público atingido, verba, e perfil do mercado.

  2. Não devemos nos prender a teorias. Pessoal, se a autora recebeu o e-mail e esse e-mail a fez clicar, pronto, atingiu seu objetivo. Foi e-mail marketing mesmo, mas poderia ter sido spam, e a autoria poderia, da mesma forma, ter gostado do que viu, tanto pela aparência, quanto pelo conteúdo direcionado. Ponto.

    O que deve ser discutido é a banalização do e-mail marketing. Não é difícil vermos e-mail marketing para avisos poucos relevantes, com erros de português e assuntos variados. Propaganda inteligente está cada vez mais escassa. E isso é fato.

    Forte abraço.

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