Meninas no Salto

Um mercado ANIMAL!

Fotografe Seu Melhor Amigo

Em 1895, o Brasil deu o primeiro passo para uma mudança cultural em relação aos animais domésticos com a criação da primeira associação civil responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país, a UIPA – União Internacional Protetora dos Animais. De lá pra cá muita coisa mudou, os animais ganharam um destaque na sociedade, surgiu o mercado pet, mas ao mesmo tempo o número de casos de animais abandonados e/ou maltratados aumentou, ganhando um destaque na mídia e na sociedade, e gerando novas tendências.

Segundo estudos realizados pela GS&MD – Gouvêa de Souza, o mercado pet no Brasil cresceu e hoje chama a atenção pelos números. A estimativa atual é que esse mercado movimente R$12,7 bilhões com uma projeção possível de atingir R$25 bilhões até 2020. Ainda segundo a GS&MD, o número de consumidores desse segmento vem crescendo influenciado por diversos fatores como, o aumento real da renda da população, melhoria do emprego, processo de envelhecimento da população, aumento do número de pessoas que vivem sozinhas, e a redução no índice de natalidade. A estimativa atual é de que existam no país aproximadamente 50 milhões de animais de estimação, sendo 60% de cães, diferentemente de outros países com “mercados maduros” onde o número de gatos é maior.

Analisando um artigo publicado pelo diretor-geral da GS&MD, Marcos Gouvêa de Souza, percebemos que alguns fatores como a consolidação do setor, profissionalização do mercado, o e-commerce, e a presença de investidores institucionais contribuem para a transformação estrutural do segmento no país. Em relação a consolidação do setor, o mercado pet está entre os mais pulverizados no varejo brasileiro, sendo que 05 das maiores redes representam apenas 6% do total do faturamento do setor, ou seja, há tanto espaço para novos players como para o crescimento dos atuais.

Fotografe Seu Melhor Amigo

Nesse contexto, a mudança nos hábitos de consumo, tanto de produtos e serviços, no setor animal é visível tanto para os consumidores quanto para os empresários. O cenário atual apresenta infinitas possibilidades para aqueles que querem abrir um negócio nesse segmento, mas quando as oportunidades são muitas nem sempre é fácil decidir qual caminho seguir na hora de formatar o seu próprio negócio. Por isso, escolhi falar sobre 03 pequenos-grandes negócios do mercado pet que chamaram a minha atenção pelo diferencial escolhido pelos seus proprietários. Pequenos se considerarmos o alcance deles no mercado, mas grandes pela proposta que conquista e cativa os clientes. São eles:

Adotar é um Luxo!

1 – Cãominhando.

Os anos de experiência como veterinária e adestradora fizeram com que Vanessa Rodrigues Requejo percebesse que as dificuldades dos donos de animais não se restringem ao atendimento clínico. Na maioria dos casos, a falta de experiência e conhecimento, além da indisponibilidade de tempo, constituem o principal problema enfrentado por quem optar por adquirir um animal de estimação.
Então, Vanessa criou a Cãominhando, um creche para cães que oferece diversos serviços entre eles hotel, creche, dog walker, adestramento, entre outros.

Mas a proposta da Vanessa não pára por aí, conhecendo a realidade de milhares de cães abandonados ela foi além. A Cãominhando não vende filhotes e defende a adoção de animais e, por isso, apoia projetos como SalvaCão que resgata cães e gatos, trata, castra, vacina e depois disponibiliza para a adoção.

Vanessa Requejo é contra a venda de animais e defende uma atuação maior nos quesitos controle, vistoria e fiscalização dos órgãos públicos em relação aos canis. Segundo Vanessa, pessoas que compram animais em canis particulares fazem isso por impulso, sem planejamento e pesquisa, e o resultado é um número cada vez maior de cães abandonados. “É necessário explicar e conscientizar as pessoas sobre a realidade dos cães que vivem para reprodução”, complementa Vanessa, que orienta seus clientes sobre a questão.

Esse direcionamento vai de encontro a uma mudança no pensamento social em relação aos animais. A tendência a adoção de animais cresce e se destaca cada vez na sociedade e na mídia. Um exemplo disso é a campanha “Adotar é um Luxo” lançada em setembro último pela Cãominhando, em parceria com os projetos SalvaCão e Segunda Chance, que teve como garota-propaganda voluntária Gianne Albertoni (modelo e apresentadora), e adesão de outras celebridades como a Lele do “Te Dou um Dado”, e Carlos Bertolazzi, proprietário dos restaurantes Zena Caffè e Spago.

Quer conhecer mais sobre a Cãominhando? Visite o site http://www.caominhando.com.br/

Dra. Vanessa R. Requejo (Med. Vet. Comportamentalista)

2 – Organicão.

No passado os animais de estimação eram alimentados com as sobras das refeições. Nos anos 70 surgiram as primeiras rações animais e hoje estima-se que, somente em 2012, fecharemos o ano com 48 milhões de toneladas de pet food produzidas no Brasil.

Dentro desse cenário, um mudança nos hábitos de consumo nos últimos anos abriu portas para um novo produto: a ração orgânica. E é nesse nicho que atua a Organicão.

Essa empresa sediada em São Paulo oferece refeições balanceadas, livres de corantes, conservantes e palatabilizantes artificiais. As refeições são congeladas, feitas com carne ou frango, de acordo com a opção do cliente. A Organicão oferece também um cardápio para filhotes.

Quer saber mais sobre as refeições orgânicas? Visite a página da Organicão no facebook.

Fotografe Seu Melhor Amigo

3 – Fotografe Seu Melhor Amigo.
Para criar a sua empresa, a publicitária e produtora Luciana Cury juntou suas paixões: fotografia e animais. Segundo Luciana, a idéia surgiu quando ela descobriu a chamada “fotografia pet“, que é a arte de registrar animais de estimação. Mas, o que mais a encantou foi como alguns artistas registravam a relação dos animais e seus tutores. “Essa é uma amizade tão especial que fica simplesmente escancarada através das imagens”, diz Luciana.

Além do registro dos donos e seus animais através de sessões de fotos, a “Fotografe Seu Melhor Amigo” oferece outros produtos e serviços como calendários, livros, ampliações, quebra-cabeças, entre outros.

O envolvimento de Luciana Cury com os animais não se restringe somente aos negócios, ela e sua cadela Tara são voluntárias do projeto Cão Terapeuta, que tem o objetivo de contribuir com a melhora de pessoas debilitadas ou com necessidades especiais através do contato com os cães.

Luciana Cury

Para Luciana o segredo do seu negócio é simples: prazer e felicidade. “Quando a gente trabalha com o que gosta de verdade é como se a gente estivesse sempre de férias”, conclui Luciana.

Clique aqui e saiba mais sobre a “Fotografe Seu Melhor Amigo”.

Publicado por: Dea Dorea.

Fotos: Luciana Cury.

Foto campanha “Adotar é um Luxo”:  Vanessa Fermino.

Agradecimentos: Dra. Vanessa R. Requejo (Med. Vet. Comportamentalista), Luciana Cury, e GS&MD – Gouvêa de Souza.

Anúncios
Este post foi publicado em outubro 16, 2012 às 9:39 pm. Ele está arquivado em Arte, Comportamento, Fotografia, Fotos, Inovação, Livros, Mercado, Notícias, Responsabilidade Social, Tendências e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

5 opiniões sobre “Um mercado ANIMAL!

  1. Pingback: Pequenos negócios, grandes idéias. | Meninas no Salto

  2. Pingback: Quem tem medo dos pincéis? Dicas para utilizar melhor os pincéis. | Meninas no Salto

  3. Pingback: Pele sensível? Alergia? Conheça algumas linhas de maquiagem hipoalergênica. | Meninas no Salto

  4. Pingback: Cosméticos ‘Cruelty Free’. | Meninas no Salto

  5. Pingback: Pequenos negócios, grandes idéias. - Meninas no Salto

Deixe sua opinião. Não serão aceitos comentários agressivos, com linguagem imprópria ou considerados abusivos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: