Meninas no Salto

Uma Brisa de Mudança.

RTouch (França)

Salvador Dalí dizia: “aqueles que não querem imitar nada, não produzem nada.” Se acrescentarmos a isso o famoso jargão do Chacrinha, “na televisão nada se cria, tudo se copia”, conseguimos entender porque depois de uma mudança significativa passamos por um período de baixa criatividade. E no mercado de beleza isso não é diferente.

Desde que Vidal Sasson revolucionou o mercado dos cabelos ao criar técnicas de corte e penteado baseadas na escola de arte alemã Bauhaus, que incluiam formas geométricas, o mercado profissional da beleza mergulhou em uma mesmice de tendências repetitivas.

Joseph Navarro (Espanha)

Até que no início dos anos 2000, os cabeleireiros ingleses revitalizaram as técnicas de Sasson dando um ar mais contemporâneo as coleções de beleza. Mas, essa onda de novidades durou pouco e o processo repetitivo retornou ao mercado, até que, com os primeiros sinais da crise econômica européia em 2008,  os espanhóis retomaram a onda de criatividade inovando e sacudindo o mercado. Isso vai de encontro com uma citação do filme “O Terceiro Homem” ( 1955) de Orson Welles, quando o personagem Harry Lime diz: “Na Itália, por 30 anos, sob o domínio dos Bórgias, eles tiveram guerra, terror, assassinatos e chacinas. Mas eles produziram Michelangelo, Leonardo da Vinci e a Renascença. Na Suíça, eles tiveram o amor fraterno. Eles tiveram 500 anos de democracia e paz e o que isso produziu? O relógio cuco.”

E aí, nos perguntamos: será que precisamos de crise para sermos criativos?

Analogias a parte, o que vemos desde 2010 é uma repetição de técnicas e propostas, sem nada que salte aos olhos do mercado. Percebemos também que o mercado profissional de beleza ainda não tem a sinergia necessária com o marketing, comunicação e arte para se destacar no grande mercado consumidor de beleza. Se compararmos, os estilistas de moda estão muitos anos a frente dos profissionais da beleza.
Mas, as Meninas no Salto são amantes da área da beleza e, por isso, trazemos para você o que consideramos as melhores coleções de beleza dos últimos tempos.

Caterina DiBiase @ Headingout (Australia)

Joseph Navarro (Espanha)

Julian Holland @ Mark Hill (UK)

Confira aqui 03 vídeos de coleções de beleza, escolhidos pelas Meninas no Salto, que conseguiram sair da mesmice do vídeo promocional:

Arara by X-Presion.

Mirrors & Tales by Ivaldo Lima e Andrea Mascarenhas.

Glacial by Charlie Price e Amie Breckenridge.

Publicado por: Dea Dorea.

Fotos: divulgação

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Este post foi publicado em setembro 3, 2012 às 2:28 pm. Ele está arquivado em Arte, Beleza, Cabelos / Cabeleireiros, Cinema, Coleções de Beleza, Cosméticos, cosméticos profissionais, Hair / Hairdresser, Inovação, Maquiagem, Notícias, Peluqueira / Peluqueros e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

3 opiniões sobre “Uma Brisa de Mudança.

  1. Pingback: Rápidas do mercado: Chanel, Anna Wintour, Thierry Mugler e Gucci | Meninas no Salto

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