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O Franchising da Beleza.

BSG Academy

Mesmo com a crise econômica mundial, no Brasil parece que nada desacelera o crescimento do mercado profissional de beleza. Segundo a ANABEL – Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza, houve um crescimento de 78% no número de salões de beleza, passando de 309 mil em 2005 para 550 mil em 2010. Atualmente, salões de beleza são o segundo maior empregador do país, ficando atrás somente da venda direta. É a chamada “revolução dos cabelos”.
Mas como atuar em um mercado dominado pela informalidade e pela falta de mão-de-obra qualificada? Enquanto em alguns países da Europa para exercer a profissão um aspirante a cabeleireiro tem que estudar por 02 anos, e se esse profissional, depois de formado, quiser ser dono ou gerente de um salão, ele deve estudar por mais 01 ano para obter a licença de trabalho. Esses profissionais europeus estudam técnicas de corte, principíos de química, cosmetologia e anatomia humana, matérias importantes para o exercício da profissão. Afinal, os processos químicos são a maior fonte de faturamento de um salão, mas se mal aplicados podem gerar muitos prejuízos.

No Brasil essa realidade é bem diferente. A maioria dos profissionais passam por cursinhos básicos com duração máxima de 03 a 06 meses e saem para o mercado sem experiência e conhecimento necessários para atuar. Poucos são os que investem em cursos de formação e qualificação, no máximo fazem cursos em empresas de cosméticos profissionais, ou seja, aprendem a usar determinadas marcas. Essa situação não interessante nem para os cabeleireiros, donos de salões, clientes e empresas de cosméticos profissionais. Quem está no mercado sabe a dificuldade de reter um bom profissional, seja ele um cabeleireiro ou gerente de salão.
Dentro desse cenário, 03 empresas investiram em qualificação de mão-de-obra. Essas empresas formam e qualificam profissionais para suas equipes próprias e para o mercado em geral. Em plena expansão de franquias, são elas:

1 – BSG Academy

BSG Academy

Empresa com 12 anos de tradição no mercado de beleza nacional, trouxe para o mercado um conceito inovador de serviços, a grade fixa de cursos não tem vínculos com marcas. Seus cursos possibilitam que o aluno da BSG Academy aprenda a lidar com todas as técnicas da profissão, de corte a química., deixando-o apto para trabalhar com qualquer marca. Outro diferencial é que os monitores passam por um treinamento de 02 anos para atuar na BSG Academy. Eles são treinados por especialistas nacionais e internacionais, e dominam as principais técnicas internacionais, tendências de beleza e moda, e as técnicas exclusivas BSG System e Passaró Hombre. A escola também conta com material didático exclusivo.

O público dos cursos BSG Academy é composto por aspirantes a cabeleireiros e profissionais que já estão no mercado e querem se aperfeiçoar e se atualizar. Durante esses anos de funcionamento, a escola já certificou mais de 60 mil profissionais. Segundo a diretora técnica Vera Flecher,  “um profissional especializado e atualizado tem mais opções na profissão e, com isso, mais chances de ter sucesso”.

BSG Academy

O principal curso da grade é o Hair Expert com duração de 05 a 06 meses e dividido em módulos, ou seja, ele é constante e o aluno pode iniciar o curso a qualquer momento e em qualquer módulo. O valor total do Hair Expert é de R$1.560,00, esse valor pode ser parcelado em até 6x sem juros. A BSG Academy também tem opções de cursos especiais com menor duração como penteados e técnicas exclusivas Passaró Hombre. Alguns cursos especiais são ministrados por profissionais do mercado internacional.

A empresa também fornece serviços de aluguel do espaço para cursos de marcas parceiras, e agência de empregos, através do encaminhamento de alunos formados para salões de beleza.

BSG Academy

Atualmente, a escola tem 03 unidade: Curitiba – PR (sede), Vitória – ES, e São Mateus do Sul – PR. O investimento inicial de uma franquia BSG Academy está entre R$155 mil e R$200 mil. A empresa oferece todo o suporte ao franqueado, desde a escolha do local ao treinamento dos funcionários e corpo docente. Mais informações pelo site www.bsgacademy.com.br ou tel: 41 3229 28885 ou 41 3015 5983.

2 – Instituto Embelleze

Instituto Embelleze

Escola de formação profissional faz parte do grupo SMTZO, antigo grupo Microlins. Possui 262 franquias no país e tem como meta chegar a 500 franquias até 2014.

O foco da empresa é captar e formar novos profissionais para o mercado. A sua grade é composta por cursos fixos e os chamados cursos rápidos, como, por exemplo, o de “Tererê e Trança”que custa R$99,90. Todos os cursos são vinculados aos produtos Embelleze.

Instituto Embelleze

O investimento inicial para quem quer ser franqueado do Instituto Embelleze varia de R$112 mil a R$210 mil, mais a taxa de franquia. Tanto os valores de investimento como a taxa de franquia são variáveis de acordo com a população da área onde a mesma será instalada.

Mais informações pelo site www.institutoembelleze.com ou pelo email faleconosco@institutoembelleze.com

3 – Instituto L’Óreal Professionnel

Instituto L’Óreal Professionnel

Criado em 2010 no Brasil, o Instituto L’Óreal também nasceu da deficiência de mão de obra qualificada no mercado nacional, insuficiente para atender a atual demanda. Hoje, o projeto criado no Brasil é exportado pela L’Óreal para outros países onde a empresa atua.

O objetivo do curso é que os alunos formados pelo Instituto entrem para o mercado preparados para atuar nos salões. O curso de formação de cabeleireiros tem um total de 288 horas e a mensalidade é de R$250,00. Todos os produtos usados nos cursos são da marca. Já o curso de manicures, uma parceria com a marca Coloroma, tem a duração de 160 horas e uma mensalidade de R$100,00. Importante: para ser aluno do Instituto L’Óreal é necessário passar pela seleção.

Instituto L’Óreal Professionnel

Atualmente, a marca tem três unidades no Brasil, dois no Rio de Janeiro, sendo uma no centro e outra no bairro Tijuca, e em São Paulo no bairro do Tatuapé. A meta da empresa é abrir 100 franquias nos próximos 10 anos.

O investimento inicial para abrir uma unidade do Instituto L’Óreal é entre R$500 mil e R$900 mil. A taxa de franquia é de R$30 mil. Mais informações pelo site http://www.institutolp.com.br ou pelo 0800 701 7585.

Instituto L’Óreal Professionnel

Publicado por: Dea Dorea

Fotos: divulgação

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Este post foi publicado em agosto 17, 2012 às 4:11 pm. Ele está arquivado em Beleza, Cabelos / Cabeleireiros, Cosméticos, cosméticos profissionais, Cursos, Franquias, Hair / Hairdresser, Marketing, Mercado, Negócios, Notícias, Peluqueira / Peluqueros, Unhas/Nails e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

4 opiniões sobre “O Franchising da Beleza.

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