Meninas no Salto

Onde está a inspiração.

O talento pode ser nato ou adquirido, mas todo talento para ser diferenciado deve ser lapidado. Para os que trabalham com moda, beleza, design, marketing, comunicação, e afins, além da experiência prática, expandir os horizontes é fundamental para não cairmos no lugar comum.

São Jerônimo Que Escreve (1606), obra de Caravaggio.

Seguindo esta linha de raciocínio, nada melhor do que admirar a obra de um grande pintor para obtermos inspiração para o trabalho e, principalmente, para a vida. Por isso, se você estiver ou for a São Paulo indicamos a exposição ‘Caravaggio e Seus Seguidores’ no MASP – Museu de Arte de São Paulo. Essa é a maior mostra das obras de Caravaggio já realizada na América do Sul e ficará aberta até 30 de setembro.

A exposição apresenta 07 pinturas do pintor barroco Caravaggio e 14 obras de artistas caravaggescos, como são chamados os artistas influenciados por ele. O que mais impressiona na arte de Caravaggio é o jogo de luzes e sombras em suas obras, que confere um ar dramático e transmite emoção. É como uma fotografia, mas pintada delicadamente por um artista único, com pleno domínio da sua arte.

Os destaques dessa exposição são os quadros Medusa Murtola (1597), São Jerônimo Que Escreve (1606), e o Retrato do Cardeal (1600), obra que poderá ser apreciada pela primeira vez fora da Itália.

Medusa Murtola (1597), obra de Caravaggio.

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610) é considerado um dos maiores pintores da história. Esse pintor italiano era visto pela sociedade da sua época como um farrista inconseqüente e brigão, com  uma vida conturbada, que causou sua morte aos 38 anos. Apesar da versão de que a morte de Caravaggio foi causada por uma doença, há a teoria do assassinato, visto que ele tinha muitos inimigos e, por isso, até hoje, antropólogos italianos pesquisam a real causa da morte.  Enigmático, fascinante e perigoso, Caravaggio impressiona não só pela sua história, mas, principalmente, pela sua obra.

O Masp está localizado na Avenida Paulista, 1578, e está aberto de terça-feira a domingo, das 11h às 18h. Nas quintas-feiras, vai até as 20h. Os ingressos custam R$15 a inteira e R$ 7 a meia-entrada. A entrada é gratuita para crianças até 10 anos e para as pessoas acima de 60 anos. Dica importante: às terças-feiras a entrada é gratuita para todo o público.

Publicado por: Dea Dorea

Anúncios
Este post foi publicado em agosto 4, 2012 às 3:30 pm. Ele está arquivado em Arte, Design, Evento, Notícias e marcado , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

Deixe sua opinião. Não serão aceitos comentários agressivos, com linguagem imprópria ou considerados abusivos.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: