Meninas no Salto

A Moda que vem das Novelas.

Suelen – Avenida Brasil

Desde o primeiro merchandising não oficial feito pelo personagem Beto Rockfeller, na novela homônima exibida pela extinta Tv Tupi nos anos 60, que a Tv alavanca a venda de produtos, vinculados a alguma marca ou não. De lá pra cá muita coisa evoluiu não só na Tv, mas também no mercado brasileiro.
Segundo a ferramenta do Ibope Inteligência, o Pyxis, o potencial de consumo do mercado brasileiro para 2012 é de R$109 bilhões. Dentro deste cenário, a classe B será responsável pela maior parcela deste consumo, com 42% do potencial, seguida pela classe C, com 38%. Na seqüência vem a classe A representando 12% e o menor grupo de consumo formado pelas classes D e E com 6%.

Com certeza, esses são dados impressionantes quando avaliamos a evolução do Brasil nas últimas 03 décadas. A questão é: como atingir com eficiência esse enorme mercado consumidor?

A Tv ainda é uma ferramenta de mídia potente para alcançar a grande massa. Mas, o que no passado uma marca conseguia com um simples comercial, hoje, ela tem que avaliar bem não só a mensagem, mas como essa mensagem vai ser transmitida para conseguir influenciar seu público. E é aí que entra o merchandising (Brasil) ou product placement.

No Brasil, apesar de todas as previsões contrárias, as novelas continuam com força total. Dependendo da audiência e do carisma dos personagens, produtos com marcas ou simplesmente que compõem o personagem são vendidos em larga escala.

Uma empresa que percebeu esse potencial e utilizou de forma inteligente foi a Embelleze, que aproveitou o gancho proporcionado pela cabeleireira Monalisa,  (Heloisa Périssé), e lançou uma linha de tratamento com o nome da personagem. Um investimento alto, mas, considerando que a novela “Avenida Brasil”é  campeã e consegue emplacar quase tudo que aparece na novela, foi um investimento com bom potencial de retorno.

A moda das novelas está nas ruas com toda a força. Já vai longe a época que somente as mocinhas lançavam moda. Desde a viúva Porcina (Regina Duarte) em Roque Santeiro, muitas antogonistas e coadjuvantes causam impacto nos consumidores. Em “Avenida Brasil” temos 02 exemplo típicos. O primeiro é a sua principal vilã, Carminha, personagem de Adriana Esteves que lança moda com seus pingentes e modelitos clássicos. E a campeã de vendas Suelen (Isis Valverde) a “periguete” mais querida da Tv brasileira. Nos últimos meses, o brinco usado pela personagem vendeu como água nas lojas de bijouterias, assim como cópias dos modelitos provocantes e até esmaltes.

Suelen – Avenida Brasil

Mas, não é só a “novela das 8” que marca presença no mercado, a trama “Cheias de Charme” tem emplacado o visual das suas personagens principais, com destaque para Rósario (Leandra Leal) com seu pingente em formato de nota musical e o seu relógio modelo Full Blooded da marca Swatch, e Chayene (Cláudia Abreu) com seu estilo extravagante, mas que também emplacou um item top de vendas, o pingente de serpente.

Chayene – Cheias de Charme

Ainda faltam muitos capítulos para o final dessas 02 novelas, e muitas outras ainda virão com outras tendências e produtos. Enquanto assistimos as cenas dos próximos capítulos, nós separamos alguns looks de algumas personagens para vocês conferir aqui.

As empreguetes – Cheias de Charme

Brunessa – Cheias de Charme

Sônia, Isadora e Liara – Cheias de Charme

Carminha – Avenida Brasil

Débora – Avenida Brasil

Verônica, Alexia e Noêmia – Avenida Brasil

Publicado por: Dea Dorea.

Fotos: internet/divulgação.

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Este post foi publicado em agosto 2, 2012 às 4:18 pm. Ele está arquivado em Acessórios, Beleza, Bijouteria, Bolsas, Comportamento, Compras, Cosméticos, Mercado, Moda, Notícias, Roupas, Sapatos, Tendências, Unhas/Nails e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

8 opiniões sobre “A Moda que vem das Novelas.

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